A necessidade de captação de recursos externos para custear a pesquisa e o desenvolvimento analítico obriga o Instituto LAMIR a organizar-se administrativamente de forma que permita o atendimento a contento das demandas das empresas e dos projetos de pesquisa. A demanda das empresas pode ser resumida em ter o melhor resultado no menor prazo de tempo com o menor custo possível. Um resultado só é “interessante” se estiver dentro de um prazo de tempo interes-sante, sem relevar a qualidade do resultado analítico.
A demanda dos pesquisadores vai além de um ótimo resultado, implica na compreensão e participação do processo analítico, pois espera-se confiabilidade nos resultados para uma utilização do conhecimento analítico nos projetos de pesquisa. Quanto maior for esse conhecimento, maior será o potencial interpretativo dos resultados para a pesquisa. O comprometimento do Instituto LAMIR com os resultados e os prazos obriga a contratação de profissionais de nível médio e superior, por meio de convênio com a FUNPAR.
O Instituto LAMIR possui um organograma administrativo que permite atender os diferentes segmentos demandantes de análises. Os segmentos são distribuídos em: Projetos de Pesquisa; Ensino e Pesquisa e Extensão a Empresas. Para cada um desses segmentos existe um responsável e uma equipe associada. A preocupação da Equipe do Instituto LAMIR com a qualidade dos seus serviços encontra-se em todos os níveis. A demanda de resultados com qualidade é inerente aos técnicos e estagiários. Para isso existe uma política motivacional que tem como base a premissa do comprometimento, através da fórmula:
Resultado analítico = Metodologia Analítica + Atuação individual
Princípios que embasam a qualidade dos resultados:
Compromisso e Qualidade |
Operacionalidade |
Pessoal |
Equipamentos, softwares e hardwares |