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Política de Qualidade

Política de Qualidade

A necessidade de captação de recursos externos para custear a pesquisa e o desenvolvimento analítico obriga o Instituto LAMIR a organizar-se administrativamente de forma que permita o atendimento a contento das demandas das empresas e dos projetos de pesquisa.

A demanda das empresas pode ser resumida em ter o melhor resultado no menor prazo de tempo com o menor custo possível. Um resultado só é “interessante” se estiver dentro de um prazo de tempo interes-sante, sem relevar a qualidade do resultado analítico.

A demanda dos pesquisadores vai além de um ótimo resultado, implica na compreensão e participação do processo analítico, pois espera-se confiabilidade nos resultados para uma utilização do co-nhecimento analítico nos projetos de pesquisa. Quanto maior for esse conhecimento, maior será o potencial interpretativo dos resultados para a pesquisa.

O comprometimento do Instituto LAMIR com os resultados e os prazos obriga a contratação de pro-fissionais de nível médio e superior, por meio de convênio com a FUNPAR.

O Instituto LAMIR possui um organograma administrativo que permite atender os diferentes segmentos demandantes de análises. Os segmentos são distribuídos em: Projetos de Pesquisa; Ensino e Pesquisa e Extensão a Empresas. Para cada um desses segmentos existe um responsável e uma equipe associada.

A preocupação da Equipe do Instituto LAMIR com a qualidade dos seus serviços encontra-se em todos os níveis. A demanda de resultados com qualidade é inerente aos técnicos e estagiários. Para isso existe uma política motivacional que tem como base a premissa do comprometimento, através da fórmula:

Resultado analítico = Metodologia Analítica + Atuação individual

Princípios que embasam a qualidade dos resultados:

Compromisso e qualidade

Qualidade: Utilização de Padrões internacionais certificados como referência;
Comparação de resultados com laboratórios brasileiros (privados ou de outras universidades); Quadro de Pessoal Motivado.
Imparcialidade: Os resultados obtidos são avaliados somente quanto à qualidade dos mesmos;
Confidencialidade: Os resultados são entregues apenas aos solicitantes das análises.
Operacionalidade:

Documentação: Todo o material a ser analisado possui registro (entrada e acompanhamento analítico);
Manual de procedimento em todas a etapas analíticas – Controle técnico;
Registro diário dos responsáveis por cada etapa da análise;
Gerenciamento dos resultados através de controle por padrões de referência internacional.
Pessoal:

– Registro de competência;
– Geração de ambiente adequado ao desenvolvimento das potencialidades;
– Fornecimento de condições ideais de trabalho.
Equipamentos, softwares e hardwares

– Revisões preventivas e corretivas realizadas pelos diferentes fabricantes;
– Atualização constante dos técnicos nos softwares.
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